sábado, 30 de junho de 2012

PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


Programa de Capacitação do Eproinfo
Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC’s
Núcleo Tecnológico Educacional – NTE – Coremas/PB

Alunas: Francinaura Almeida Rodrigues Buriti
              Francisca Roberto Nunes

Formadora: Maria José Alves Gomes Leite

Tema: 4.5
Sub-tema: Plano de aula


Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Menino Jesus

Professoras: Francinaura Almeida Rodrigues Buriti
                       Francisca Roberto Nunes


:
Duração do plano: 8 dias

Disciplina: História e Artes

Público Alvo: Alunos do 3º ano


Tema: Festas Juninas













Justificativa:
          Tendo em vista o crescimento tecnológico, as festas juninas são um meio de se resgatar o contato com as tradições e a um contato mais humano entre escola e comunidade.

Objetivo Geral:
          Conhecer as características da festa junina como também Incentivar o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.

Objetivos Específicos:
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.

Metodologia:

  • Ensaio de dança;
  • Confecção de balão e bandeiras;
  • Cantar e dançar canções de festas juninas;
  • Degustação de pratos típicos;
  • Desenhos;
  • Recorte;
  • Colagem;
  • Pintura;
  • Músicas;
  • Brincadeiras.

Recursos Tecnológicos:

  • DVD e TV;
  • CD;
  • Micro-syster.

Culminância:

          Festa Junina na sala de aula (cada aluno ficará responsável de trazer um alimento característico).
Apresentação de quadrilha.

Avaliação:
            A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Fonte:
http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ii

Nenhum comentário:

Postar um comentário