sábado, 30 de junho de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO-ENSINANDO E APRENDENDO
COM AS TIC´s-100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-TNE
COREMAS-PB
FORMADORA: Maria José Alves Gomes Vicente Leite
ALUNA: Francisca Roberto Nunes

TEMA: Atividade 4.7
SUB-TEMA: Conceito, currículo e TIC.

Dentre as várias definições sobre currículo uma delas pode ser definida como um instrumento de função socializador, onde repercutem os interesses sociais e políticos da instituição escolar.  O currículo é um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois ele está estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade a profissionalização dos docentes.

Diante deste novo modelo educacional é notório que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo, mas vale salientar que para que isso ocorra com clareza da intencionalidade pedagógica deve  houver uma preparação por parte do professor, através de capacitações em que  o professor atualize seus conhecimentos dando suporte ao currículo, participando como ferramenta capaz de atuar como apoio as elaborações de raciocino no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, permitindo assim a elaboração do conhecimento e desenvolvendo a capacidade de pensar e aprender com tecnologia.

Portanto, a integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola no cotidiano possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário