PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NET
COREMAS-PB
FORMADORA: MARIA JOSÉ ALVES GOMES VICENTE LEITE
ALUNA: FRANCISCA ROBERTO NUNES
Assunto (Tema): As mídias na
educação
José Manoel Moran Especialista em projetos inovadores na
educação presencial e a distância jmmoran@usp.br
Texto
do meu livro Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo:
Paulinas, 2007, p. 162-166.
“A
simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais
enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização
tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que
contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das
novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço
educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu
encanto”.
Estamos deslumbrados com o
computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o
vídeo, como se já estivessem ultrapassados, mas sabemos que a televisão, o
cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais -
desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Esse reconhecimento
significa que os processos educacionais convencionais e formais como a escola
não podem voltar as costas para os meios, para esta iconosfera tão atraente e,
em conseqüência, tão eficiente. A maior parte do referencial do mundo de
crianças e jovens provém da televisão. Ela fala da vida, do presente, dos
problemas afetivos - a escola é muito distante e abstrata - e fala de forma
viva e sedutora - a escola, em geral, é mais cansativa.
As tecnologias são pontes
que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso
conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de
forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou
paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor
apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do
educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. Elas
nos permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto,
representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários,
sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o
tempo, o concreto e o abstrato.
A
criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão.
Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir,
a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela,
que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a
mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da
emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias
dos outros e as estórias que os outros nos contam.
A educação escolar precisa
compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus
códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É
importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos
das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.
Se
a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, urgem ações de apoio
aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo das vidas
deles, através do estímulo, das interações, do afeto. Quando a criança
chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão
desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias,
para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente
possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário