PROGRAMA DE
CAPACITAÇÃO DO PROINFO
TECNOLOGIA NA
EDUCAÇÃO – APRENDENDO E COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
EDUCACIONAL – NTE
COREMAS-PB
Formador
(a):
Maria José Alves Gomes Vicente leite
Aluna:
Francisca Roberto Nunes
Observando as tecnologias
existentes na escola e como elas são utilizadas
A
realidade é que vivemos em mundo tecnológico onde muitas vezes usamos essas
ferramentas e nem nos damos conta, por exemplo, quando usamos um cartão
magnético em um terminal bancário... E
diante disso vivemos um paradigma, com todo esse avanço tecnológico,
infelizmente existe muitas escolas desprovidas das TICs, a exemplo da escola
onde leciono que apenas dispõe de poucos recursos tecnológicos e os mesmos
estão com defeitos, há pouco tempos tivemos a felicidade de realizarmos a
compra de uma impressora, a qual irá nos auxiliar bastante em nossas
atividades.
É uma pena que todas as escolas ainda não disponibilizem
dessas ferramentas tão importantes, que irá nos oportunizar o rompimento com
aquele ensino tradicional, ou seja, saímos da mesmice, daquelas aulas
cansativas e oportunizar aos nossos alunos a obtenção de um aprendizado muito
mais dinâmico e prazeroso, com certeza o uso dessas ferramentas tornarão nossos
alunos adultos com maior capacidade de aprender por si mesmos.
Caberá ao professor ser criativo para pensar, planejar e
propor atividades que envolvam os alunos, que os instigue para a pesquisa e
aprofundamento.
As TICs podem contribuir com o professor neste seu caminho criativo de buscar maneiras mais atrativas de trabalhar com seus alunos. Mas, é importante lembrar que as TICs não são a solução de todos os problemas do professor, pelo contrário, se utilizadas sem um planejamento adequado, tornam-se instrumentos para a repetição de modelos tradicionais.
As TICs podem contribuir com o professor neste seu caminho criativo de buscar maneiras mais atrativas de trabalhar com seus alunos. Mas, é importante lembrar que as TICs não são a solução de todos os problemas do professor, pelo contrário, se utilizadas sem um planejamento adequado, tornam-se instrumentos para a repetição de modelos tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário